COLETÂNEA: Células e suas características básicas

Coletâneas são postagens que reúnem uma seleção de bons materiais online sobre um determinado assunto. Os posts marcados como 'Coletâneas' são atualizados periodicamente. Se você tiver uma boa sugestão, entre em contato.

Um espermatozoide é uma célula. Um óvulo é uma célula. Unidos, espermatozoide e óvulo formam um zigoto, também uma célula. Este zigoto se divide em duas células, que logo se dividem uma vez mais e tornam-se quatro células. Após múltiplas divisões, aquela célula inicial, o zigoto, origina centenas, milhares, bilhares... trilhares de células. Este conjunto de células é VOCÊ.

A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares (ou seja, são constituídos por muitas células).

O corpo humano é composto por células. Olhe-se em um espelho, o que você está vendo são cerca de 10 trilhões de células divididas em mais ou menos 200 tipos diferentes. Nossos músculos são compostos de células musculares, nosso fígado é feito de células específicas do fígado, e chegam a existir tipos específicos de células para os nossos dentes ou para o cristalino dos nossos olhos.


Esta coletânea de material tem por objetivo filtrar o que há de melhor em termos de material de apoio para estudantes de ensino médio interessados em conhecer um pouco mais sobre citologia, a área da biologia dedicada ao estudo das células. Minha recomendação é que você comece fazendo uma leitura sobre as células no portal Só Biologia para relembrar alguns conceitos básicos que lhe serão úteis ao avançar em suas atividades.

Bons estudos!

Coleção de aulas sobre células

Um bom começo ao estudo da citologia é o vídeo a seguir, da Khan Academy, que apresenta as principais estruturas e organelas de uma célula. O vídeo é dublado por Wendel Bezerra, que muitos estudantes conhecem como "a voz" dos famosos personagens Goku (Dragon Ball) e Bob Esponja. Divirta-se!



Em seguida, para aprofunda seus estudos, recomendo que assista a esta coleção de vídeos sobre estruturas celulares do Prof. Jubilut. São várias aulas, cada uma tratando de um tema separadamente.



























Para que você possa visualizar o tema, recomendo o uso de animações tridimensionais, que permitem um entendimento mais específicos acerca das estruturas normalmente mencionadas em textos e aulas sobre biologia. Pensando nisso, separei alguns vídeos que apresentam boas imagens e dinâmicas sobre os arredores e o interior de uma célula.















Há ainda uma série de LINKS RECOMENDADOS que contêm bons textos e animações em flash. Comece pelo artigo do site Como Tudo Funciona e siga para os aplicativos Cell size and scale e Zooming into DNA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAPAS MENTAIS SÃO TODOS IGUAIS?

PLANEJAMENTO ACADÊMICO - COMO FAZER?

Tabela periódica dinâmica