O sistema digestório e a absorção de nutrientes

De forma bem simples, digerir um alimento significa quebrar seus nutrientes em moléculas minúsculas a fim de permitir que estas moléculas sejam absorvidas ao longo do tubo digestório. Polissacarídeos (os carboidratos) são desmontados e viram monossacarídeos, proteínas se reduzem a aminoácidos e lipídios basicamente se transformam em ácidos graxos e glicerol. Por fim, todos estes produtos são absorvidos pelo corpo e acabam chegando na corrente sanguínea, onde são distribuídos para os tecidos e células do organismo.

Pronto. Não é simples?


Apesar da aparente simplicidade do processo, é óbvio que o corpo humano realiza uma série de atividades complexas para desmontar os alimentos que ingerimos em pedaços menores. A digestão e absorção ocorre ao longo do tubo digestório - boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos, reto e ânus - e passa por uma série de etapas.

Para iniciar a compreensão do assunto de forma bem simples, recomendo que comece pelo vídeo a seguir, que trata do tema de forma bem breve e objetiva. Em seguida, deixo uma sugestão que pode soar estranha, mas é muito eficiente: um vídeo do Mundo de Beakman, que trata da digestão de forma mais lúdica, mas nem por isso, menos precisa.




Após essa introdução, recomendo que assista aos dois documentários abaixo. Deixo a disposição outras aulas e vídeos que complementam tudo o que já foi visto aqui.





Que tal um pouco mais, para fixar?










Bons estudos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAPAS MENTAIS SÃO TODOS IGUAIS?

Tabela periódica dinâmica

PLANEJAMENTO ACADÊMICO - COMO FAZER?