O uso de aulas online para revisar a aprender [Atividade Escolar]



Sou um entusiasta dos métodos da Khan Academy e tenho recomendado aos meus alunos alguns canais interessantes com aulas online. Para propor uma experiência mais próxima desse método, requisitei um trabalho em equipe para minhas turmas do 3° Ano. Eles terão que produzir uma aula online de aproximadamente 10 minutos revisando um dos conteúdos já estudados este ano e propor exercícios que a própria aula possa resolver.

Os critérios para a produção da aula são os seguintes:

1. Tempo
A aula deve ter no mínimo 10 minutos e deve ser postada no Youtube.

2. Conteúdo
O conteúdo da aula deve estar relacionado a um assunto já estudado no ano, servindo, portanto, como uma revisão.

3. Participantes
Todos os membros das equipes devem participar, de alguma forma, do vídeo.

4. Exercícios
Além do vídeo, a equipe deve propor 5 exercícios sobre o conteúdo. O vídeo deve ser capaz de responder aos exercícios. As demais equipes deverão assistir a aula e responder estes 5 exercícios que deverão ser apresentados na descrição do vídeo (estes exercícios não devem ser descritos no vídeo, apenas no texto descritivo que acompanha o vídeo).

5. Desafio
Ao fim do vídeo a equipe deve propor um desafio de pesquisa; uma indagação que deve ser respondida pelos demais alunos e que exija um pouco mais de pesquisa. Esse desafio não precisa ser respondido pela aula.

EXTRA
Se o vídeo atingir 500 visualizações após uma semana no ar, a equipe de alunos será premiada com pontos extras.

Veja algumas referências

Para inspirar os estudantes, deixo aqui algumas boas sugestões de modelos de aulas online. Recomendo a qualquer estudante que conheçam a Khan Academy Brasil, apoiada, no Brasil, pela Fundação Lemann; recomendo também o Canal Biologia Total do professor Jubilut; por fim, recomendo também o Me Salva, projeto que teve início com aulas de matemática e hoje conta com outras áreas.







OS RESULTADOS

Após requisitar o início dos trabalhos de aulas online - em equipes - dei um prazo de duas semanas para que cada uma dessas equipes pudesse criar uma aula de revisão. Convido você a conhecer os resultados, expostos a seguir.

Aulas do 3° Ano A



Revisão sobre protozoários e protozooses


Ao término do vídeo responda às perguntas:

1) Como são classificados os protozoários?
2) Como se adquire a amebíase?
3) Quais os sintomas da malária?
4) Quais os hospedeiros intermediários da toxoplasmose?
5) Como se adquire a giardíase?




Revisão sobre sistema imune, vacinas e o soro


Ao término do vídeo responda às perguntas:

1) Quais as diferenças de funcionamento entre soros e vacinas?
2) Como a vacina previne doenças?
3) Existem algum efeito colateral no uso do soro?
4) De que forma o soro atua?
5) De onde vêm os anticorpos do soro?




Revisão sobre glândulas anexas do sistema digestório


Ao término do vídeo responda às perguntas:

1) Qual o órgão mais envolvido na regulação de glicose no sangue?
2) De que órgão é e qual a função da amilase salivar?
3) Como funciona a bile?
4) Onde começa a digestão de Proteínas?
5) O que leva o ser humano a salivar?




Revisão sobre mamíferos


Ao término do vídeo responda às perguntas:

1) Cite 6 características exclusivas de um mamífero.
2) Quais as subclasses dos mamíferos?
3) Como é formado o coração do mamífero?
4) Há mistura de sangue arterial e venoso?
5) Qual a diferença na AORTA dos mamíferos para a AORTA das aves.




Revisão sobre evolução


Ao término do vídeo responda às perguntas:

1) O que é o Fixismo e o que é o Transformismo?
2) O que é adaptação individual e evolutiva?
3) Qual o erro na teoria evolutiva de Lamarck?
4) Quais são as características do Neodarwinismo?

5) Qual o conceito de espécie?



Aulas do 3° Ano B



Revisão sobre origem da vida


Ao término do vídeo responda às perguntas:

1) Qual a hipótese da panspermia?
2) Por que a terra sofreu tempestades torrenciais por tantos anos?
3) Quais foram os primeiros elementos surgidos na Terra?
4) O que fala a teoria da geração espontânea?
5) Como se chama a hipótese na qual os animais surgiam de ovos invisíveis a olho nu?




Revisão sobre répteis


Ao término do vídeo responda às perguntas:

1) Como é dividido o coração do Crocodilo?
2) Qual é o único continente onde não se encontram os répteis?
3) Por que a pele dos répteis é tão resistente?
4) O que significa Ectotérmico?
5) Por que os répteis habitam locais quentes e Tropicais?




Revisão sobre metabolismo energético


Ao término do vídeo responda às perguntas:

1) Qual a função mais importante dos Lipídios?
2) Qual foi o equívoco que Débora cometeu?
3) Por quais processos a glicose passa para liberação de energia?
4) O que é um polissacarídeo?




Revisão sobre nematelmintos e doenças


Ao término do vídeo responda às perguntas:

1) Quais os filos pertencem a lombriga e a tênia ?
2) Por que as crianças são as mais contaminadas pela enterobiose?
3) Qual é o meio de evitar ascaridíase?
4) Como se pode pegar as doenças do nematódeos?
5) Qual a relação entre sistema linfático e elefantíase?



...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAPAS MENTAIS SÃO TODOS IGUAIS?

PLANEJAMENTO ACADÊMICO - COMO FAZER?

SUGESTÃO DE LANCHE PARA O ENEM