O MÍNIMO PARA SE PREPARAR PARA O ENEM


Uma dúvida comum a qualquer vestibulando que se propõe a fazer o ENEM costuma ser "Afinal, como me preparar para o ENEM?".

Minha sugestão é: conhecendo as edições anteriores do ENEM e resolvendo as questões destas edições.

Na verdade, o mínimo que um estudante deve fazer para se preparar para qualquer concurso é praticar a resolução de questões do concurso de seu interesse e similares - no caso do ENEM, também recomendo resolver as edições anteriores das provas da FUVEST.

Resolver questões é, provavelmente, a melhor estratégia de estudos que um vestibulando ou concurseiro pode adotar. Resolver questões serve para expressar o que você aprendeu e cimentar o que você ACHA que aprendeu. Resolver exercícios funciona como a prática do estudante. Por exemplo, imagine que você quer aprender a fazer tapioca (isso mudou minha vida, sério) e passa a ler receitas e assistir a vídeos sobre tapioca. Digamos que você leia todos os livros sobre como fazer tapioca, os livros de botânica sobre a biologia da mandioca, os livros de nutrição sobre os benefícios e malefícios da tapioca... enfim, toda teoria disponível. Depois de tudo isso LIDO, você já estará apto a PREPARAR uma tapioca? Creio que não... no fim, é preciso botar a mão na massa. Para o estudante acadêmico, muitas vezes, a única opção de botar a mão na massa é resolvendo exercícios.

Uma consideração sobre isso tudo. Uma vez feito o exercício, é preciso aplicar o método da interrogação elaborativa na resolução dos mesmos. Para isso você deve ler cada questão, cada afirmativa, cada alternativa, sempre pensando em porque aquilo se justifica. Por que o errado está errado? Por que o certo está certo? Dessa forma a ginástica cerebral será maior, o aprendizado será mais profundo e duradouro. Quer começar a se preparar para o ENEM, então o mínimo que você deve fazer é CLICAR AQUI e acessar as edições anteriores. Para resolver os exercícios, recomendo que tenha em mãos os GABARITOS e os COMENTÁRIOS das questões. CLIQUE AQUI para acessar o site do ResumoV com todas as questões do ENEM 2015 resolvidas e comentadas. Recomendo também o Portal Globo Educação para checar as resoluções e comentários de todas as edições, desde 2009.

Para ajudar em toda essa empreitada, recomendo também que você utilize materiais de consulta para seus estudos. Tenho três ótimas recomendações - a primeira é o DESCONVERSA, o blog do Descomplica. A segunda recomendação é BLOG DO ENEM, com resumos e apostilas disponíveis. Por fim, o portal mais voltado ao ENEM é o próprio HORA DO ENEM, com tudo que você precisa saber de essencial sobre todos os conteúdos.

Agora bota essa massa cinzenta para ferver e bons estudos.

Quer aprender a aprender? Faça o APRENDA+ Online e aprenda como estudar de forma eficiente em um curso online de capacitação para estudantes de todos os segmentos da educação. Compre o curso e faça parte da minha turma virtual. O APRENDA+ Online é um curso modular de curta duração que vai te apresentar métodos de estudo, estratégias de aprendizagem e muitas outras ferramentas para fazer de você um estudante vencedor.

Acesse www.cursoaprendamais.com.br e comece agora mesmo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAPAS MENTAIS SÃO TODOS IGUAIS?

PLANEJAMENTO ACADÊMICO - COMO FAZER?

SUGESTÃO DE LANCHE PARA O ENEM