ESTRUTURA COGNITIVA E APRENDIZAGEM

Uma das coisas mais inspiradoras que estou fazendo atualmente é um mestrado na área de educação. Uma das disciplinas que estudei no primeiro semestre de atividades deste mestrado foi 'Teorias da Aprendizagem' que rendeu algumas boas anotações para escrever esta videoaula sobre a concepção de ESTRUTURA COGNITIVA e aprendizagem.


Esta concepção que apresento é uma perspectiva minha, das minhas leituras somadas aos apontamentos de três teóricos da educação e da aprendizagem - Jean Piaget, David Ausubel e Humberto Maturana. Das minhas leituras e das minhas percepções fiz esta videoaula abordando o tema em questão.


Como professor e mentor de aprendizagem acadêmica, utilizo esse tipo de exercício (a produção de videoaulas explicativas) como um recurso de estudo e aprendizagem, afinal, a MELHOR TÉCNICA DE APRENDIZAGEM ainda é o ato de ensinar alguém. O esforço cognitivo para explicar algo ou alguma coisa para outra pessoa serve como uma excelente estratégia de aprendizagem, acredite!

O que você achou deste ponto de vista sobre aprendizagem?
Para você, faz sentido?

REFERÊNCIAS UTILIZADAS

MATURANA, Humberto. VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. São Paulo: Editorial Psy, 1995.
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. In: Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2015.
PIAGET, Jean. A formação dos conhecimentos. In: A epistemologia genética. 2. ed. São Paulo: Abril, 1983.

Quer aprender a aprender? Faça o APRENDA+ Online e aprenda como estudar de forma eficiente em um curso online de capacitação para estudantes de todos os segmentos da educação. Compre o curso e faça parte da minha turma virtual. O APRENDA+ Online é um curso modular de curta duração que vai te apresentar métodos de estudo, estratégias de aprendizagem e muitas outras ferramentas para fazer de você um estudante vencedor.

Acesse www.cursoaprendamais.com.br e comece agora mesmo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAPAS MENTAIS SÃO TODOS IGUAIS?

PLANEJAMENTO ACADÊMICO - COMO FAZER?

SUGESTÃO DE LANCHE PARA O ENEM