MAPAS MENTAIS SÃO TODOS IGUAIS?

As anotações em forma de mapa podem ser muito variadas, tanto em sua formatação visual quanto em sua aplicabilidade. Você já deve ter ouvido falar sobre mapas mentais ou mapas conceituais e, talvez, já tenha ser perguntado se há alguma diferença entre eles. O mapa abaixo, por exemplo, é um mapa mental, de fato?

Então, esse aí em cima NÃO é um mapa mental, de fato. É que existem também outras formas de fazer anotações seguindo mais ou menos os mesmos princípios, sempre usando a perspectiva da ARQUITETURA COGNITIVA.


Eu gravei um vídeo sobre arquitetura cognitiva, recomendo que você veja [AQUI]. Sobre os formatos de mapas mentais, podemos listar os seguintes:

  • Mapa mental
  • Mapa conceitual
  • Ficha mental
  • Mapa de fluxo
  • Mapa cronológico (ou linha do tempo)

Para que você entenda a diferença estre essas formatações, recomendo que veja esta videoaula que eu gravei. Nela eu mostro as principais diferenças entre a formatação visual e organização entre os mapas mencionados.


Não deixe também de acessar e baixar os mapas mentais visualizados na aula. Caso se interesse em guardar seus mapas como eu, recomendo que utilize um aplicativo para escanear seus mapas e deixá-los arquivados e protegidos na nuvem. Para isso eu recomendo o app CamScanner.










Quer aprender a aprender? Faça o APRENDA+ Online e aprenda como estudar de forma eficiente em um curso online de capacitação para estudantes de todos os segmentos da educação. Compre o curso e faça parte da minha turma virtual. O APRENDA+ Online é um curso modular de curta duração que vai te apresentar métodos de estudo, estratégias de aprendizagem e muitas outras ferramentas para fazer de você um estudante vencedor.

Acesse www.cursoaprendamais.com.br e comece agora mesmo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO ACADÊMICO - COMO FAZER?

SUGESTÃO DE LANCHE PARA O ENEM