O PROJETO APRENDA+ ONLINE

Eu não sei se todo professor passou por isso, mas eu senti (e ainda sinto) uma enorme angústia em sala de aula, por sentir que por maior que seja meu esforço, poucos são os resultados dos meus alunos. Depois de DEZ ANOS em sala de aula eu percebi que A MAIORIA DOS ALUNOS NÃO SABE ESTUDAR e não faz a menor ideia do que fazer em relação a rotina de estudos.

E olha que eu passei por todos os segmentos e mesmo assim essa angústia persiste - dei aula no Ensino Fundamental II, no Ensino Médio, no Ensino Superior e em diversos segmentos de cursos preparatórios, como pré-vestibular e pré-concursos. Também já trabalhei com educação especial com adultos e idosos. Em todos os lugares, em todos os segmentos, minha impressão é a mesma... A MAIORIA NÃO SABE COMO ESTUDAR.

Foi daí que nasceu o meu projeto pessoal chamado APRENDA+ em 2014, durante um semestre com meus alunos da graduação de biomedicina. Eu dava aula, na época, de hematologia básica. Percebi que meus alunos adoravam minhas aulas no quadro com mapas mentais e diagramas de estudos. Percebi que eles gostavam dessas aulas porque eles não sabiam como fazer por conta própria as suas anotações, também não sabiam organizar o ritmo de estudos e revisões e tantas outras coisas. Resolvi então criar uma pequena oficina de iniciação nos estudos, uma espécie de manual de sobrevivência para estudantes. No semestre seguinte, apliquei esta oficina de estudos na primeira aula do semestre com todas as minhas turmas - alunos de biomedicina, enfermagem, odontologia, educação física e fisioterapia. Foi um sucesso!

Na mesma época eu estava retomando minhas atividades no Ensino Médio e voltei a me deparar com o ENEM e os demais grandes vestibulares. E acabei me deparando também com alunos que estudavam muito e aprendiam pouco porque NÃO SABIAM COMO ESTUDAR. Fiz uma pequena oficina com eles e também fui um sucesso. E foi aí que eu percebi que podia fazer muito mais, por muitos outros alunos. Foi aí que fiz do APRENDA+ um curso sistematizado, modular, em forma de oficinas. Desde 2015 eu passei a abrir turmas do APRENDA+ de forma presencial para ensinar conceitos básicas de neurociência para, a partir daí, ensinar métodos de estudo e estratégias de aprendizagem.

Essa aqui foi a TURMA PILOTO da primeira versão comercial do APRENDA+ Presencial


Neste período abri uma série de turmas, algumas bem pequenas, outras bem grandes, e os resultados positivos continuaram a aparecer. Foi aí que percebi que podia ir além, criando a VERSÃO ONLINE do curso na VERSÃO PRESENCIAL. Depois de alguns meses de (muito) trabalho, lancei na internet o APRENDA+ ONLINE, que aprofunda ainda mais as atividades que eu já desenvolvia no curso presencial.



Na escola te ensinam biologia e matemática, por exemplo. Na universidade você aprende metodologia da pesquisa, português instrumental e tantas outras disciplinas acadêmicas. Nos cursinhos preparatórios é a mesma coisa... eles te ensinam disciplinas específicas.

​O fato é que para aprender essas coisas que te ensinam você tem que estudar. Mas quando foi que alguém te ensinou a estudar? Percebe que aí tem uma GRAVE FALHA no sistema? Querem que você estude e aprenda uma "DISCIPLINA X" mas não te ensinam como é que se estuda e como é que se aprende de forma realista e eficiente.

Para aprender biologia, por exemplo, você precisa antes aprender a estudar para aí estudar e aprender biologia com mais eficiência. Isso vai melhorar sua vida na escola, vai melhorar suas notas e potencializar a sua leitura de mundo.

Aprendendo a estudar, sua rotina diária de estudos se tornará mais eficiente, prática e produtiva. Sabe aquela sensação de sofrimento por ter que estudar? Isso acaba quando você descobre COMO ESTUDAR MENOS e APRENDER MAIS.

​É por isso que eu acho que você deveria aprender a estudar.
Você deve aprender a estudar para parar de perder tempo estudando.
Você deve aprender a aprender para investir seu tempo aprendendo.

COMO FUNCIONA O CURSO APRENDA+ ONLINE

O curso APRENDA+ Online é desenvolvido em formato virtual e hospedado dentro da plataforma Hotmart [uma plataforma de cursos online reconhecida, segura e de fácil navegação]. O curso é modular [cada módulo é organizado em um grupo de aulas temáticas] e cada um destes módulos é acompanhado por exercícios práticos, textos originais, artigos exclusivos, recomendações de leituras e materiais demonstrativos [como anotações, diagramas e mapas mentais] de referência. Quer saber quais são os módulos do curso?

​#1 O OFÍCIO DO ESTUDANTE

Estudar é uma habilidade do estudante... ou seja, estudar é um ofício, é uma profissão. Aprenda como ser um estudante profissional alinhando atitudes e habilidades focadas em resultados.

​#2 METODOLOGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM

O estudo visando aprendizagem e resultados exige métodos que favoreçam o processo de aprender e memorizar. Aprenda métodos de leitura e anotações, métodos de extração de conteúdos e aplicação de conhecimentos para aumentar seu rendimento e melhorar seus resultados.

#3 NEUROCIÊNCIA APLICADA AOS ESTUDOS

​O cérebro humano começa a ser desvendado pela neurociência e estas descobertas estão chegando às salas de aula, Descubra como potencializar sua aprendizagem por meio dos apontamentos científicos da neuroeducação e das aplicações do brain-based learning.

#4 ESTUDO PREPARATÓRIO

Estratégias servem para aprimorar seus métodos e potencializar seus resultados. Aprenda os macetes e considerações de estudo que vão diferenciar você dos concorrentes. Este módulo é especialmente pensado para vestibulandos e concurseiros que buscam melhorar seus resultados e deixar seus concorrentes para trás.

#5 ORGANIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS

​A chave para dar conta de uma rotina de estudos é organização e produtividade. Existem diversas formas de pensar a produtividade nos estudos, seja em que contexto for. Aprenda a organizar planilhas, cronogramas e métricas de trabalho. Faça muito mais em muito menos tempo.

#6 DESENVOLVIMENTO PESSOAL

​Estudar é um dos múltiplos aspectos da vida pessoal. O desenvolvimento pessoal é um recurso extremamente valioso e necessário para a vida de um estudante. Reconhecer os aspectos de desenvolvimento a serem trabalhados e planejar este processo de crescimento é absolutamente enriquecedor. Crescer como ser humano permite o crescimento como estudante. Crescer como estudante permite o crescimento como ser humano.

...

Agora que você conhece um pouco mais da história do APRENDA+ Online, que tal fazer parte da minha turma virtual para aprender a aprender? Te espero lá no www.cursoaprendamais.com.br!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAPAS MENTAIS SÃO TODOS IGUAIS?

Tabela periódica dinâmica

PLANEJAMENTO ACADÊMICO - COMO FAZER?