Noah Kalina é um fotógrafo americano que desenvolveu um projeto em time lapse no qual tirou fotos de si mesmo por doze anos. O Projeto Everyday terminou há poucos meses e o resultado é singular.
Numa definição bem simplista, a abordagem pedagógica é a forma pela qual o professor trabalha um determinado assunto em sala de aula. Essa abordagem normalmente consta no plano de aula e varia de acordo com os objetivos do professor, depende do objeto de estudo em questão e também do perfil dos estudantes. Depois de experimentar algumas coisas em sala de aula, deixo aqui algumas abordagens que funcionaram comigo e que podem ser úteis a qualquer professor. Para refletir sobre suas abordagens, tenha em mente as abordagens refletem métodos e técnicas de ensino, servindo como um caminho para se chegar a um determinado fim (os objetivos da disciplina, da unidade, da aula). Estes métodos podem aparecer de diversas formas em uma aula, considerando que uma aula normalmente tem três momentos: uma introdução (ou problematização), um desenvolvimento e uma conclusão (ou síntese avaliativa). As abordagens podem ser entendidas como expositivas, interrogativas, demonstrativas e ativas. Tente refle...
O planejamento de uma disciplina é requisitado ao professor a cada recesso semestral ou anual, geralmente. O plano de curso (ou plano de ensino) é um documento que burocratiza e organiza o processo de ensino aprendizagem de uma disciplina (ou aula, em casa de um plano de aula). Depois de fazer e refazer alguns planos de curso, socializo aqui algumas recomendações úteis a qualquer professor que ainda se sinta perdido com essa peça aparentemente desnecessária... A estrutura do plano Todo plano segue uma organização mais ou menos parecida, que varia, obviamente, de instituição para instituição. A estrutura sugerida aqui é apenas uma sugestão, não vale como regra, mas costuma servir para disciplinas de graduação e pós graduação. 1. Identificação 2. Ementa 3. Conteúdo programático 4. Objetivos (gerais/específicos) 5. Metodologia 6. Recursos 7. Avaliação 8. Bibliografia (básica/recomendada) Identificação Aqui se preenche apenas o necessário para identificar o plano: o nome do curso, ...
Sou professor de biologia e estou trabalhando o tema ' Sistema Cardiovascular ' com meus alunos do 8° Ano do Ensino Fundamental. Como parte de um trabalho, requisitei que equipes de alunos criassem um poema sobre o sistema circulatório, usando, no texto, termos como coração , veias, artérias e outros. E disse que - como brinde - se o grupo gravasse o poema em vídeo e colocasse no Youtube , teria uns pontinhos extras... Veja aí o resultado.
Comentários
Postar um comentário