VIVA como se fosse MORRER | Chuck Palahniuk

Além de me exercitar regularmente e correr bem, ponho no topo das prioridades cometer suicídio de dois em dois anos. Algumas garotinhas sonham com aquele casamento de filme, planejando e vislumbrando o vestido de noiva ideal, mas desde pequeno venho planejando o supremo assassinato de mim mesmo. Já desenhei o quadro: eu cadáver inteirinho, sem grandes bagunças. Nada de arma ou forca, nenhum mergulho de prédio.


Como repórter de jornal nos Estados Unidos, todo inverno me mandavam cobrir a mesma cena: uma família encontrada morta depois de tentar aquecer a casa trazendo uma churrasqueira de carvão comum para dentro. Em todos os casos, tinham sido sufocados pelo monóxido de carbono enquanto dormiam, e lá ia eu visitar o local com a polícia. Aquelas famílias, mamãe, papai e crianças cobertinhos em suas camas, pareciam... muito bem. Tão tranquilos. Sem qualquer sinal de contorções, vômitos, espasmos. Os rostos suaves e relaxados como se estivessem dormindo.

Se você me perguntar, esse é o jeito certo de ir. Eu devo estar influenciado por morar em um estado onde está na lei que você pode encerrar a cena você mesmo. Algum dia vou contar de quando me convidaram para um bota-fora em que o anfitrião bebeu fenobarbital. Eu não conhecia ninguém ali, especialmente o anfitrião, que estava a algumas semanas de uma morte natural de câncer de cólon. Uma amiga de um amigo de uma amiga havia me telefonado chorando e implorando que eu fosse com ela, porque pegaria mal, seria até meio patético chegar desacompanhada a um evento daqueles. É incrível, mas nem Judith Martin, nem Emily Post ou Amy Vanderbilt, ninguém tratou da etiqueta desse tipo de situação - o que usar, o que levar como presentinho discreto, como se dirigir ao moribundo estranho. O pior é que eu não sabia do caráter de Saída Final da reunião até que pediram aos convidados para dar as mãos e acender as velas. Foi meu blind date com a morte.

A autoeutanásia é uma grande tendência em formação. A cada ano, nos EUA, cerca de 26 mil homens morrem pelas próprias mãos, incluindo alguns mais espertos e corajosos do que você e eu. Hunter S. Thompson. Kurt Cobain. Spalding Gray. David Foster Wallace. Esses foram homens de realizações, finanças e talentos infinitos, e vamos sentir falta deles. Mas, se você vai mesmo encerrar a conta nesse mundo, deve primeiro prometer que vai assumir uma tarefa mais difícil. Vai ter de esperar sete dias, e nessa última semana de sua vida vai ter de realizar o que chamo casualmente de os Trés Ls. Não se preocupe. O tempo passará voando. Como na última semana de um emprego que você odeia, cada momento será banhado de nostalgia e adoçado pela noção de que você é um cadáver ambulante. O Temporário Definitivo. O jogo está quase terminado, e você só fazendo cera.

O primeiro L é o de limpeza. Limpe o banheiro. Limpe o carro. Lave a roupa e esfregue os rejuntes. Arraste a geladeira e limpe atrás dela. Lave as janelas. Faça tudo isso. O segundo L é o de Liberar. Esvazie os arquivos e descarte tudo, exceto seus papéis mais importantes. O mesmo vale para os armários e recordações - é isso mesmo, todas as suas posses. O que você não tem olhado recentemente mande bala. Doe. Destrua. Jogue toda a sua histórias e segredos no lixo, Faça o mesmo com os remédios envelhecidos do armário da cozinha. Além disso, saia e vá atrás de um bom corte de cabelo. Apesar da crença popular, o cabelo humano não cresce depois da morte, então é melhor você já ficar bonito. Agrade-se, mime-se bastante; você tem minha permissão.

Qualquer um dirá que não são os grandes desastres que liquidam a gente. Não, no caso de uma invasão de aliens hostis ou de um ataque de zumbis comedores de gente, a maioria dos caras vai se juntar para a briga. Até um terremoto médio ou um incêndio florestal constitui uma boa mudança de ritmo. Mas o que acaba mesmo com a gente são as multas de trânsito. A comida estragada no fundo da geladeira. A roupa suja no fundo do cesto, que não vê a luz do dia desde 1995. Depois que você deixa acumular um volume crítico dessas pequenas dessas aporrinhações, você afunda.

Com relação a liberar, o que quero dizer é: se você pode fazer a barba, você pode viver.

O terceiro L é o de Ligação, conexão. Significa contatar todo mundo que você já conheceu e dizer alguma coisa boa. Não importa quanto você já conheceu e dizer alguma coisa boa. Não importa quanto você odeia a pessoa, largue essa amargura. Identifique algum aspecto de cada pessoa, algo que você admirava secretamente, ou invejava, ou desejava, e elogie isso. Diga o quanto você tinha ciúme, seja da carreira, seja do casamento feliz, seja de uma malha de lã de gola rolê do sujeito.

Esqueça a autopiedade. Esqueça a raiva e as defesas. Perdoe todo mundo e perdoe a si mesmo. Em outra semana, eles vão estar com os olhos caídos no seu caixão, doloridos por dentro. Então, por enquanto, dê a eles um agrado. Dê a eles um refresco.

Vá mais longe, imagine completamente sua morte: e o calor aconchegante, a zonzeira agradável. A trilha de seu filme ou sua música preferida tocando ao fundo. Visualize seu banheiro límpido, os fichários vazios. Depois imagine o mundo sem você. Os mesmos congestionamentos e as regiões famintas. A mesma baboseira nas brigas políticas e seu time sempre eliminado do campeonato. As pessoas vão esquecer de você. Todo mundo vai esquecer de você. Você não é nenhum Kurt Cobain, então acenda a churrasqueira e asse uma linguiça...

Mas se você completou os Três Ls é bem provável que você nem se dê ao trabalho. Porque então vai estar cercado de amigos que agora reconhecem como você é um cara valioso e sensível. Seu forno vai estar limpo, seu carro aspirado. Da mesma forma como você procrastinou a declaração do imposto de renda, pode procrastinar sua morte. E, ao menos por enquanto, seu cabelo está... uma beleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA SALA DE AULA

Atividade Escolar | Poema Cardiovascular

PLANEJAMENTO ACADÊMICO - COMO FAZER?