6 ITENS BÁSICOS PARA A SUA JORNADA DE ESTUDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS


Para se preparar para um processo seletivo como um concurso público e encarar uma prova melhor que os seus concorrentes, você precisa checar esses 6 itens básicos que vão fazer parte da sua jornada.


1) Listagem das disciplinas (com pesos)

É a parte mais óbvia, mas precisa ser dito. Você tem que saber precisamente quais são as disciplinas que você vai estudar, inclusive, diferenciando as disciplinas “mais importantes” das “menos importantes” a partir de peso, recorrência e dificuldade.

 

2) Listagem dos conteúdos das disciplinas

Outra coisa óbvia, mas importante. Cada disciplina tem uma programação de conteúdo, uma sequência LÓGICA e gradual de conteúdos que precisam ser cumpridos. Alguns conteúdos podem ser mais relevantes que outros, o que pode exigir mais ou menos esforço em cada item a ser estudado.

 

3) Material teórico de estudo dos conteúdos

Material teórico é a base de onde você vai estudar os conteúdos de cada disciplina. Podem ser livros, apostilas, PDFs, aulas, resumos... ou tudo isso combinado de alguma forma. Considere como parte do seu material os seus cadernos, suas anotações, seu ANKI e qualquer outro recurso em que você “guarda” o seu material já estudado.

 

4) Questões de consolidação dos conteúdos

Esse é o recurso mais básico e essencial para quem estuda para concursos. Para cada item do edital que você estudou, resolva um grupo de questões. Você pode usar questões como um recurso de pré-estudo, de estudo e de pós-estudo. Também pode usar questões como recurso de revisão, se aprofundamento e de reforço. Seja como for, fique bom em aprender com questões.

 

5) Simulados para revisão e avaliação

Hora de encarar a verdade crua e bruta. Estudou alguns conteúdos? Avalie seu rendimento. Os simulados precisam ser realizados com alguma periodicidade com o intuito de diagnosticar seu rendimento e mostrar onde as coisas estão indo bem e onde as coisas precisam melhorar. Para seus simulados, utilize as provas anteriores das bancas ou os simulados produzidos por instituições de ensino especializadas em concursos públicos.

 

6) Planilha de registros de estudo

Você vai ter um monte de conteúdo para estudar, revisar, voltar, reforçar, aprofundar, avaliar e tudo mais. Por isso, tenha uma planilha simples que sirva de recurso para fazer registros gerais de andamento e rendimento. Isso ajuda no seu foco e favorece a sua disciplina.

 

EXTRA

Plano de estudo realista

Para dar conta de tudo isso DENTRO DO PRAZO e cumprir todas as etapas de estudo, revisão e avaliação, é preciso ter o mínimo de organização e rotina planejada. Crie um roteiro de estudo realista e seja fiel as suas metas.

 

E vai com tudo! A maioria dos seus concorrentes não vai fazer nem metade disso...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA SALA DE AULA

PLANEJAMENTO ACADÊMICO - COMO FAZER?

Atividade Escolar | Poema Cardiovascular